Meio ambiente
Brasil e Espanha discutem tecnologia para gestão da costa brasileira
O Seminário Internacional SMC/Brasil: Apoio à Gestão da Costa Brasileira, que será promovido nesta terça-feira (10), em Brasília (DF), vai ter como destaque o mecanismo do Sistema de Modelagem Costeira (SMC), desenvolvido na Espanha, e usado atualmente por mais de 1500 usuários em todo o mundo. A tecnologia está sendo adaptada para as condições brasileiras.
O SMC que fornece a dinâmica da linha de costa e elementos de análise para o ordenamento e prevenção de intervenções que podem acelerar o processo de erosão e aumento das áreas de vulnerabilidade aos efeitos das mudanças climáticas.
O sistema oferece soluções a problemas como a erosão na costa brasileira e proteção das populações assentadas em costas abertas do risco de inundações.
Outra avaliação que o SMC faz é quanto ao impacto ambiental associado à exploração da indústria de petróleo, além de delimitar as zonas de domínio público e privado ao longo do litoral, o que permite a recuperação de espaços públicos já ocupados. O sistema inclui bases de dados de dinâmicas marinhas do país, como ondas, correntes, ventos e nível do mar.
O seminário pretende alcançar as instituições acadêmicas e públicas responsáveis pela gestão da costa no Brasil, com o objetivo de ampliar as parceiras e difundir o SMC no País.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















