Geral
Saco é um saco
Sacolas plásticas são consumidas aos bilhões em todo o mundo -- só no Brasil são cerca de 12 bilhões por ano. Elas são produzidas a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos não-renováveis. Depois de extraído, o petróleo passa pelo refino, que emite poluentes.
Após transportar as compras de supermercado, a maior parte das sacolas é reutilizada como saco de lixo. No entanto, se rasgam ou são desnecessárias, elas mesmas viram lixo, mas demoram cerca de cinco séculos para se degradar. Isso quando não são jogadas no chão e entopem bueiros, agarram-se a fios de alta tensão ou acabam em rios e oceanos, causando poluição e enchentes, tornando-se focos de doenças e matando os animais que os ingerem.
Por causa disso, Ministério do Meio Ambiente lançou, em junho de 2009, a campanha Saco é um saco: para a cidade, para o planeta, para o futuro e para você, que busca chamar a atenção do cidadão brasileiro para o enorme impacto ambiental de usar sacos plásticos.
Para ficar por dentro das novidades relativas ao consumo sustentável de sacolas plásticas, seminários, políticas públicas e ações do Brasil e de outros países do mundo acesse o blog www.sacoeumsaco.gov.br/blog.
Dicas sobre como reduzir o consumo de sacolas plásticas e os prejuízos que o uso excessivo desse tipo de material traz para o meio ambiente estão disponíveis no site www.sacoeumsaco.gov.br.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















