Meio ambiente
Ibama emite licença para Queiroz Galvão perfurar Bacia do Jequitinhonha
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção a licença de operação para perfuração de um único poço exploratório no Bloco Marítimo BM-J-2, localizado na Bacia do Jequitinhonha (MG).
Por ser um licenciamento ambiental para um empreendimento em área sensível, de águas rasas, foram adotadas medidas com maior grau de exigência para a aprovação do plano de emergência, como a duplicidade de embarcações e equipamentos que possibilitem maior eficiência na contenção e recolhimento de eventuais vazamentos e a instalação de equipamentos que permitam a detecção noturna de óleo no mar.
Além disso, a licença emitida restringiu a realização da atividade de perfuração entre os meses de junho e setembro, quando as condições oceânicas e climáticas foram avaliadas mais seguras para evitar que derrames acidentais atinjam a área de Abrolhos, e em respeito ao período restritivo de atividades na região, identificada como área de reprodução de tartarugas marinhas.
Conforme informações apresentadas no Estudo de Impacto Ambiental, o alvo principal da atividade licenciada pelo Ibama é a verificação do potencial de produção de gás, que apresenta menores riscos ambientais que a produção de óleo. A exigência de medidas para contenção de óleo foram feitas de maneira preventiva, considerando a possibilidade de sua existência na área.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















