Meio Ambiente
Ministério do Meio Ambiente prepara ações até 2014 para proteger fauna do País
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai intensificar ações para reduzir a lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção e a meta é que os planos estratégicos estejam prontos até 2014. As políticas vão abordar todas as espécies que correm risco de desaparecer.
Nesta sexta-feira (14), haverá um colóquio sobre "A proteção de espécies ameaçadas de extinção", no Interlegis, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Confira a programação na página do MMA .
"Esse é um dos compromissos assumidos pelo Brasil na COP 10 em Nagoya", observou o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Bráulio Dias, nesta quinta-feira (13), quando participou do seminário Construção da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A conferência das Nações Unidas realizada cidade japonesa de Nagoya, no ano passado, reuniu 193 países, com o foco em discutir políticas para a preservação do planeta.
Entre as novas estratégias, Bráulio Dias citou a Aliança Brasileira para Extinção Zero, iniciativa do MMA "para a análise de lacunas entre os critérios usados para a criação de unidades de conservação".
Avanços
Ainda para este ano existem algumas metas que deverão ser cumpridas, adiantou o presidente do ICMBio, que também participou do evento. "Pulamos de 2% pra 23% os planos de ação para proteção de espécies na atual lista de ameaçadas de extinção. Até o final do ano chegaremos a 35% e até o final do governo Dilma vão alcançar 100%", disse Rômulo Mello.
O presidente do ICMBio comentou iniciativas do governo federal para a conservação das unidades de conservação " como o Bolsa Verde, que paga por serviços ambientais a famílias de baixa renda " e a aliança que o Ministério do Meio Ambiente firmou com o da Ciência e Tecnologia para estimular o conhecimento científico para a preservação do meio ambiente.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















