Meio ambiente
COP 17 começa na África do Sul e busca avançar na renovação do Protocolo de Quioto
Começou nesta segunda-feira (28), em Durban, na África do Sul, a 17ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 17). O evento prossegue até 9 de dezembro, no International Convention Centre (ICC) e no Durban Exhibition Centre (DEC). A última reunião do gênero foi realizada em Cancún, no México, em 2010.
O negociador brasileiro enviado a Durban é o embaixador André Corrêa do Lago. O objetivo das discussões é buscar avançar, de forma equilibrada, na implementação da Convenção e do Protocolo de Quioto (adotado em 1997, durante conferência na cidade japonesa de mesmo nome); bem como no Plano de Ação de Bali, que foi acordado na COP 13, em 2007; além dos Acordos de Cancun, alcançados durante a COP 16, em dezembro passado.
Mais de 20 mil delegados e observadores de quase 200 países, organizações internacionais e representantes da sociedade civil tentarão estabelecer um novo acordo global para redução dos gases causadores do efeito estufa, já que o Protocolo de Quioto expira em 2012.
Esse protocolo é considerado atualmente, pelos especialistas em meio ambiente, como o único acordo climático consistente, em que a maioria dos países desenvolvidos se compromete a ter metas de redução das emissões, com exceção dos Estados Unidos, que nunca ratificaram o acordo.
Na abertura da reunião, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, agradeceu à ONU pela "confiança na capacidade da África para abrigar esta conferência".
Outro ponto da agenda prevista é a normatização do funcionamento do “fundo verde”, mecanismo de financiamento de ações de redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas nos países pobres. Uma das propostas é de que sejam alocados US$ 100 bilhões por ano no fundo até 2020. No entanto, ainda não há definição sobre quais países devem pagar esses recursos e quais devem recebê-los.
Analistas prevêm dificuldades na criação do fundo, já que os países desenvolvidos, que poderiam ajudar com recursos, enfrentam no momento uma grave crise financeira.
Brasil cria site oficial sobre conferência
O governo brasileiro lançou, nesta segunda-feira, um novo website dedicado à participação brasileira na conferência.
O site está disponível em inglês e espanhol e apresenta informações diárias sobre o evento assim como a posição brasileira adotada nas negociações e também as ações nacionais de voltadas à redução de emissão de gases de efeito estufa e também à adaptação às mudanças do clima.
Os interessados podem também acompanhar notícias sobre o Brasil na COP 17 pelo Twitter e Facebook.
Fonte:
Portal Planalto
Rádio Vaticano
Itamaraty
Site oficial da COP 17
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















