Meio Ambiente
Plano Nacional de Mudanças Climáticas
O fenômeno das mudanças climáticas em curso tem afetado a Terra de várias maneiras, forçando governos e empresas a criar estratégias para lidar com seus efeitos devastadores.
O Brasil está tomando medidas em várias frentes para combater e prevenir o problema, com atenção especial para o combate ao desmatamento ilegal - uma fonte importante de emissão de gases do efeito estufa no País. Para enfrentar o desafio, o governo brasileiro ampliou as políticas de monitoramento e vigilância sobre o desmatamento e vem incentivando o desenvolvimento sustentável.
Como resultado destas políticas, em 2010 o Brasil registrou uma taxa de desmatamento de 7.000 km2 na Amazônia, a mais baixa dos últimos 20 anos. O número representa aproximadamente uma queda de 6,2% em relação a 2009.
Para o Brasil, o desafio de lidar com emissões crescentes vai além do combate ao desmatamento na Amazônia e envolve todos os setores da sociedade. Assim, para enfrentar o problema por meio de compromissos claros, foi criado, em 2008, o Plano Nacional de Mudanças Climáticas.
Preparado conjuntamente por 17 Ministérios, o texto apresenta diversos compromissos nacionais do Brasil com uma trajetória clara através da qual reduzir emissões de gases do efeito estufa. Com o Plano, pela primeira vez o Brasil adotou voluntariamente metas para a redução do desmatamento, colocando o país em uma posição global proeminente.
O Plano, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e sujeito a atualizações anuais, também prevê um número maior de árvores plantadas no país, o estímulo a políticas que motivem o uso de energia limpa, a promoção da reciclagem e a promoção de veículos que emitem menos gases do efeito estufa.
O documento também agrega ações direcionadas ao diagnóstico de impactos causados por mudanças climáticas, como estudos, melhoria dos sistemas de monitoramento e incentivo a inventários de emissões no setor privado.
Leia o sumário executivo completo do Plano
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















