Meio Ambiente
Fundo Amazônia
Lançado em agosto de 2008, o Fundo Amazônia foi desenvolvido para combater o desmatamento ilegal e promover o uso sustentável da floresta. Este Fundo tem como foco a redução das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo desmatamento na Amazônia e segue os princípios aprovados no REDD em negociações internacionais sobre o clima.
O Governo brasileiro (federal, estado e municípios), instituições científicas e organizações não governamentais são elegíveis para subsídios do Fundo. A partir de outubro de 2011, o fundo Amazônia aprovou cerca US$ 120 milhões em apoio financeiro para 20 projetos executados por organizações da sociedade civil, estado e agências do governo municipal.
Existem oito áreas prioritárias para a utilização dos recursos do Fundo Amazônia:
• Gestão de florestas públicas e áreas protegidas.
• Gestão sustentável das florestas
• Atividades econômicas desenvolveram a partir do uso sustentável das florestas.
• Zoneamento ecológico e econômico, portaria territorial e regularização de terras.
• Conservação e uso sustentável da biodiversidade.
• Restauração das terras desmatadas.
Em 2008, a Noruega foi o primeiro país a cometer uma doação para o fundo, no montante de 1 bilhão de dólares a ser fornecidos incrementalmente até 2015.
A Alemanha também fez uma promessa de 21 milhões de euros. Em outubro passado, a companhia energética brasileira Petrobras, anunciou uma doação de US$ 4,2 milhões para o Fundo.
Fonte:
Mudanças Climáticas no Brasil: fatos e números (conteúdo em inglês)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















