Meio ambiente
ANA e Acre fazem acordo para criar sistema de previsão de eventos críticos
Para modernizar o monitoramento dos recursos hídricos acreanos, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) celebraram um acordo para modernização das redes hidrometeorológicas do estado e criação de um sistema de previsão de eventos hidrológicos críticos, como inundações e secas. A parceria terá duração até 31 de outubro de 2016 e poderá ser prorrogada.
A modernização das redes hidrometeorológicas vai permitir um monitoramento em tempo real dos rios do Acre. A execução do acordo não envolve a transferência de recursos públicos, cabendo à ANA e à Sema o custeio de suas respectivas atividades.
No 1º semestre, o plano de trabalho prevê que a ANA definirá os equipamentos que serão adquiridos para a rede, bem como todos os equipamentos necessários à instalação da Sala de Situação do Acre. A agência já apoiou a montagem do Sistema de Alerta em Alagoas e Pernambuco, que foram inaugurados em 2011 e estão integradas com a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas, em Brasília.
No 2º semestre, a Sema deverá providenciar uma sala e uma equipe própria para operação. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente também deverá manter equipes que façam a manutenção das redes de monitoramento e o processamento e a difusão de dados e informações coletadas.
Sala de Situação
Em sua sede, a ANA possui uma Sala de Situação, que funciona como um centro de gestão de situações críticas. Ela subsidia a tomada de decisões por parte dos dirigentes da agência, em especial, na operação de curto prazo de reservatórios, de modo a identificar possíveis ocorrências de eventos críticos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















