Meio ambiente
Rio+20 terá grupo de diálogo sustentável com 70 representantes da sociedade civil
A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que acontece de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, será precedida pelo fórum “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, que será realizado de 16 a 19 de junho, no Riocentro. Participarão deste evento 70 representantes da sociedade civil, de várias partes do mundo. Eles vão representar o setor privado, a comunidade científica e a juventude, entre outros.
“Os diálogos são um espaço aberto, pelo governo brasileiro e pelas Nações Unidas, para uma discussão franca, inovadora e de visibilidade sobre temas prioritários da agenda internacional relacionada ao desenvolvimento sustentável”, explicou o embaixador brasileiro André Corrêa do Lago, diretor do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty. Ele afirmou ainda que governos nacionais e agências das Nações Unidas não participarão das mesas deste fórum.
Os dez painéis abordarão os seguintes temas: desemprego; trabalho decente e migrações; florestas; segurança alimentar e nutricional; energia sustentável; água; cidades sustentáveis e inovação; oceanos; desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras; e ao combate à pobreza.
Plataforma digital permite participação popular
Para permitir o amplo envolvimento do público nos eventos, o MRE implementou uma plataforma digital que terá versões em inglês, português espanhol e francês. O acesso pode ser feito pelo site.
Haverá três sessões por dia (manhã, tarde e noite) nos dias 16, 17, 18, e uma última na manhã do dia 19. Cada sessão contará com dez debatedores Todas as sessões serão transmitidas ao vivo pelo website das Nações Unidas. E também haverá retransmissão para o Espaço Arena da Barra.
Presidente do Irã confirma presença na Rio+20
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, participará da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20). A informação também pelo embaixador André Corrêa do Lago. O evento vai reunir chefes de Estado e de Governo para contribuir com a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Com isso, estão confirmadas as presenças de 117 chefes de Estado e de governo no evento. De acordo com a ONU, dos seus 193 países-membros, 183 já confirmaram presença no encontro.
Fonte:
Portal Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















