Meio ambiente
Rio Negro atinge maior nível em Manaus desde 1902
Na última medição do Rio Negro, realizada na quarta-feira (23), a marca atingiu 29,91m em Manaus. Esta marca é a maior já registrada desde 1902, início do histórico de acompanhamento do nível do rio, que banha a capital amazonense e faz parte da bacia do rio Amazonas.
Antes da cheia deste ano, o recorde era de 29,77m, registrado em 2009. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estima que o pico da cheia, que ocorre geralmente em junho,chegue ao nível máximo de 30,13m.
A Agência Nacional de Águas (ANA), por meio de sua Sala de Situação, acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios nacionais, desenvolvendo ações de prevenção que permitem identificar possíveis ocorrências de eventos críticos e adotar antecipadamente medidas mitigadoras de seus impactos. Para isso, a instituição trabalha em articulação com instituições parceiras, como é o caso do CPRM.
Mais informações sobre o Rio Negro em Manaus e sobre outras estações fluviométricas podem ser obtidas no site da ANA e na Sala de Situação.
Fonte:
ANA
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















