Meio Ambiente
Pnuma divulga estudo que avalia acordos ambientais
Desde a Conferência Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas (Eco- em 1992) apenas quatro acordos ambientais, de 90, tiveram avanços significativos. Esse e outros fatos negativos sobre a situação do planeta estão no 5º Panorama Ambiental Global (Geo-5), divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Foi constatado, ainda que, das 24 das metas acordadas internacionalmente nos últimos 20 anos, nenhum avanço foi registrado, com destaque para as relacionadas a mudanças climáticas, estoques pesqueiros e processos de desertificação e secas.
“Os problemas estão ficando cada vez mais graves e a comunidade internacional não está conseguindo implantar ações necessárias em um ritmo adequado. Existem certas urgências que só podem ser sanadas individualmente. É preciso cooperação e vontade política”, disse o diretor executivo do Pnuma e sub-secretário Geral da ONU, Achim Steiner.
O estudo mostra também que o crescimento do lixo eletrônico é o preocupante. A produção de lixo eletrônico varia entre 20 e 50 milhões de toneladas por ano em todo o mundo, com o agravante de ser um lixo, na sua maioria, tóxico para o solo e para a vida.
Avanços
As áreas em que as metas foram cumpridas tratam de eliminação da produção e uso de substâncias que destroem a camada de ozônio; eliminação do uso do chumbo em combustíveis; acesso crescente a fontes melhoradas de água e aumento de pesquisas para reduzir a poluição do meio ambiente marinho.
O estudo também identificou alguns avanços nas 40 metas, inclusive na que prevê a expansão de areas protegidas e esforços para reduzir o desmatamento. O relatório completo pode ser encontrado no site do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê de Organização Nacional
Visite a página da Rio+20 na página do Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Leia Mais:
Pesquisa revela o que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável
Brasileiro é premiado pela ONU por esforços na área de desenvolvimento sustentável
Brasil vai propor 'Metas do Milênio' para desenvolvimento sustentável
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















