Geral
Inpe realiza trabalho pioneiro de medição de CO2 no oceano
Estudo vai aperfeiçoar sistema de previsões de tempo e clima para as regiões Sul e Sudeste do País
Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) utilizou uma estação micrometeorológica para medir a quantidade de dióxido de carbono (CO2) no oceano, na costa da região Sul do País.
No período de 11 a 21 de junho, uma expedição do Inpe esteve a bordo do navio oceanográfico Cruzeiro do Sul, percorrendo a costa de Itajaí (SC), Paranaguá (PR) até chegar ao Chuí (RS). A região foi escolhida pela sua importância para o sequestro do dióxido de carbono atmosférico.
Com esse estudo, será possível entender melhor as conexões climáticas entre o oceano, a atmosfera e o continente sul-americano, além de contribuir para aperfeiçoar o sistema de previsões de tempo e clima para as regiões Sul e Sudeste do País e a publicação de artigos e teses sobre o tema.
“São dados inéditos e importantes sobre os regimes de fluxos atmosféricos na região chamada de Atlântico Sudoeste. Com esses dados, vamos avançar no entendimento dos processos químicos, físicos e dinâmicos da interação oceano-atmosfera, bem como das trocas de fluxos nessa interface”, explicou o coordenador da expedição, o pesquisador do Inpe, Luciano Pezzi.
O trabalho do Inpe incluiu, ainda, a observação da variabilidade das correntes marinhas ao largo da costa do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Simultaneamente às coletas oceanográficas, foram lançados balões para sondar a atmosfera.
Leia mais:
Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação a Mudança do Clima estão em consulta pública
Inverno começa no Brasil com previsão de chuvas e temperatura padrão
Cientistas brasileiros e britânicos criam parceria para estudar degradação de florestas
Preservação da biodiversidade em alto-mar é tema da Rio+20
Desmatamento da Amazônia Legal cai pela metade depois da Eco92, aponta IBGE
Fonte:
Ministério de Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















