Meio Ambiente
Universidades públicas terão apoio para cursos de capacitação em estados da Amazônia
Institutos federais de ensino tecnológico também podem entregar projetos de qualificação em desenvolvimento territorial em Roraima, Amapá, Tocantins e Rondônia
Instituições públicas de ensino superior e institutos federais de ensino tecnológico poderão propor, até 31 de julho, cursos de capacitação na área de Elaboração e Gestão de Projetos de Desenvolvimento Territorial em edital de apoio aberto pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Serão executados quatro cursos, com carga horária de 100 horas/aula, em Roraima, Amapá, Tocantins e Rondônia, para capacitação de 40 pessoas em cada estado.
O valor global do chamamento é de R$ 600 mil. Serão treinados funcionários públicos, preferencialmente do quadro efetivo, e técnicos de ONGs que desempenhem atividades na áreas de planejamento e gestão do desenvolvimento territorial local nos municípios dos estados abrangidos pelos cursos. Os municípios serão selecionados entre aqueles que estiverem em áreas de maiores índices de desmatamento e pobreza, inseridos como Território da Cidadania, Faixa de Fronteira ou Mesorregião, conforme definido pelo Ministério da Integração Nacional (MI).
A Sudam vem apoiando ações de fortalecimento do desenvolvimento regional com programas de capacitação que estimulem a criação de Arranjos Produtivos Locais (APL) para dinamização econômica, organização e inserção social. O edital completo e outros documentos relacionados ao processo seletivo podem ser acessados aqui.
Leia mais:
AGU cobra mais de R$ 180 milhões de grandes desmatadores da Amazônia Legal
Terra Legal concede mais de 2,4 mil títulos rurais para agricultores em três meses
BNDES e Fundação BB assinam acordo para desenvolver projetos sustentáveis na Amazônia
Plano de ação para proteção da Amazônia fez desmatamento cair 76,9%
Fonte:
Sudam
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















