Meio Ambiente
Brasil participa de conferência sobre Água em Madri
Água
Representantes brasileiros, espanhóis e portugueses estão reunidos, desde essa segunda-feira (1º) em Madri, na XIV Conferência dos Diretores Iberoamericanos de Águas (Codia) para discutir a gestão da água na região. É a primeira vez que Brasil, Espanha e Portugal organizam o encontro conjuntamente. O evento acontece até o próximo sábado (5).
Este ano os participantes discutem o Plano Estratégico da Codia que vai promover a consolidação da capacitação técnica das instituições gestoras de águas e fortalecer a cooperação regional na gestão dos recursos hídricos na região iberoamericana. Também haverá reuniões em Mérida, na Espanha; e Elvas, em Portugal.
De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que participa do encontro, a reunião dá sequência ao legado da Rio+20 e aos encaminhamentos acordados na XIII CODIA, que ocorreu em Foz do Iguaçu, em 2012.
Histórico
Em 2012, a Codia foi realizada no Brasil pela primeira vez e foi discutida a implementação das principais atividades do programa da Codia, como cursos de capacitação, financiamento de iniciativas regionais, estrutura organizacional e atribuições de sua Secretaria Técnica Permanente, responsabilidades do país-sede, entre outros assuntos.
O programa de cooperação iberoamericano Codia foi implementado em 2001 no âmbito da Secretaria-Geral Iberoamericana (Segib), da qual o Brasil é membro. A Segib tem como foco contribuir para a instituição de programas de cooperação nas áreas de cultura, educação, pesquisa e transferência de conhecimento, coesão social, economia, entre outros, por meio de acordos estabelecidos com agências de cooperação e programas nacionais de cada país.
Para o desenvolvimento de ações sob o tema água, a Segib instituiu a Codia, composta por representantes das instituições de governo encarregadas da gestão de recursos hídricos de 22 países iberoamericanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A Codia tem sede na Espanha, onde funciona sua Secretaria Técnica Permanente ligada à Direção Geral de Água do Ministério de Meio Ambiente da Espanha. Anualmente é realizada a Conferência de Diretores Gerais de Água para avaliação das ações desenvolvidas no ano anterior, revisar o andamento de ações em curso e definir o plano de trabalho para o ano seguinte.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















