Meio Ambiente
Ministérios traçam plano para reduzir emissão de carbono
Efeito Estufa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério do Desenvolvimento Agrário instituíram nesta quarta-feira (9) o Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC Nacional). O plano tem por objetivo garantir o aperfeiçoamento de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais e estimular a redução de emissões de gases do efeito estufa. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
A meta do Plano ABC Nacional é reduzir em até 162,9 milhões de MgCO2eq (162,9 quilos de carbono equivalente) as emissões de carbono pelo setor agropecuário brasileiro até 2020. Para isso, o plano pretende recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas com o uso de adubo e manejo adequado; aumentar de 6 milhões para 9 milhões de hectares a área de reflorestamento destinada a produção de celulose, fibras e madeira no País; além de tratar 4,4 milhões de m² de dejetos animais para a produção de energia e compostos orgânicos, entre outros objetivos.
Segundo a portaria, os ministérios têm 90 dias para montar uma Comissão Executiva Nacional do Plano ABC para coordenar ações conjuntas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















