Meio Ambiente
ICMBio promove oficina de planejamento estratégico regional
Unidades de Conservação
Nos dias 4 e 5 de novembro, a Coordenação Regional 6 (CR-6) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situada em Cabedelo (PB), sediou a primeira oficina do projeto de elaboração de seu planejamento estratégico, que objetiva definir a missão, a visão de futuro, os valores, os objetivos estratégicos, as metas e os indicadores que serão sistematizados em seu mapa estratégico.
"Esta iniciativa visa desenvolver o planejamento estratégico na esfera regional, alinhado ao planejamento macro definido pela sede do Instituto", explica Arlindo Gomes, analista ambiental da CR-6 e autor do projeto, cujo relatório final será apresentado como trabalho de conclusão do II Ciclo de Formação em Gestão para Resultados do ICMBio. "O planejamento estratégico ajuda a priorizar as ações e otimizar os recursos que são aplicados e a produção de resultados. A ideia é que, em meio ao universo de atribuições que o Instituto tem, o planejamento nos ajude a dar mais direção e foco ao nosso trabalho, garantindo maior retorno em termos de resultados obtidos por esforço investido", acrescenta.
A oficina desta semana, voltada para a definição da missão, da visão de futuro e dos valores da CR-6, reuniu toda a equipe de analistas ambientais desta CR, que interagiram em discussões e atividades com base nos conceitos teóricos expostos. Para Arlindo, as oficinas são importantes porque "é fundamental que o processo seja construído de forma coletiva e que estejam envolvidas na construção dos resultados do planejamento as pessoas que posteriormente irão trabalhar em sua execução".
Outras duas oficinas estão previstas até o final de dezembro e poderão contar com a colaboração de analistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) e da Reserva Biológica Guaribas, que também são alunos do Ciclo de Formação em Gestão para Resultados e em ambas ocasiões deverão atuar como facilitadores.
A coordenadora da CR-6, Carla Marcon, reconhece a importância da iniciativa. "Eu entendo que esta fase de planejamento para a CR-6 é crucial para o alcance de resultados, permitindo-nos conhecer para onde estamos indo e qual o caminho a ser seguido", avalia.
O relatório final do projeto será desenvolvido entre janeiro e fevereiro de 2014 e deverá ser apresentado no V Módulo do Ciclo de Formação em questão.
Coordenação Regional 6
A CR-6 coordena 34 unidades de conservação (UC) federais distribuídas por oito estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















