Meio Ambiente
Jardim Botânico do Rio inaugura exposição de ilustrações
“Obras Raras”
Em cartaz até 1º de dezembro, a mostra “Obras Raras” faz parte da programação do 4º Encontro Nacional de Ilustradores Científicos, que ocorreu de 4 a 7 de novembro no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), contando com seminários, minicursos e outra exposição, de Ilustração Científica Contemporânea, no Centro de Visitantes.
A mostra apresenta ilustrações originais em aquarelas de João Barbosa Rodrigues (1842-1909) e outros importantes naturalistas que retrataram a flora brasileira entre os séculos XVIII e XIX, como Martius, Spix, Beer, Humboldt e Saint-Hilaire.
Merece destaque o retrato de Barbosa Rodrigues, óleo sobre tela que foi feito em 1903 por Nand Buyli. A peça é agora apresentada ao público depois de ser restaurada recentemente por Denise Guiglimeti.
De acordo com a presidenta do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo, a exposição reúne alguns dos “tesouros do Jardim Botânico” que merecem ser mais divulgados. Todas as obras constam da Biblioteca Barbosa Rodrigues.
Segundo Paulo Ormindo, coordenador do Encontro, a exposição no Museu do Meio Ambiente está promovendo a divulgação de um acervo raro, que possui relevância para a história da ciência e da botânica.
Barbosa Rodrigues foi um cientista que produziu vasta ilustração sobre a flora brasileira, especialmente orquídeas e palmeiras. Tornou-se diretor do Jardim Botânico em 1890, função que exerceu até sua morte, e foi o responsável pela criação do herbário, do antigo museu botânico (que hoje abriga o Museu do Meio Ambiente) e da biblioteca.
A exposição “Obras Raras” pode ser conferida de terça a domingo, de 9h às 17h. A visitação é gratuita.
O Museu do Meio Ambiente fica na rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















