Meio Ambiente
Chefes do Tamar e CEPTA são escolhidos após seleção
Nomeação
De acordo com publicação do Diário Oficial da União do dia 10 de dezembro, foram efetuadas as nomeações dos chefes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio), cuja sede fica na Praia do Forte (BA), e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta/ICMBio), localizado em Pirassununga (SP).
Após amplo processo seletivo, os analistas ambientais João Carlos Alciati Thomé e José Augusto Senhorini foram escolhidos como coordenadores do Tamar e Cepta, respectivamente, pelo período de quatro anos, prorrogáveis por igual período.
Entre os pré-requisitos estavam: no caso do Tamar, o candidato possuir experiência em pesquisa e conservação in situ da biota de ambientes aquáticos marinhos, e, para o Cepta, formação e experiência profissional em pesquisa e conservação in situ de peixes continentais.
Além da avaliação do currículo, também fez parte da seleção a elaboração de uma "Estratégia para o fortalecimento do Tamar perante os desafios de conservação das tartarugas marinhas brasileiras e seus ecossistemas" e uma "Estratégia para fortalecimento do Cepta perante os desafios de conservação dos peixes continentais brasileiros e seus ecossistemas".
A primeira etapa da avaliação teve como critérios a formação acadêmica, a produção científica e técnica na área e a experiência de gestão.
Na segunda fase, os quatro primeiros candidatos que obtiveram a melhor pontuação na avaliação curricular participaram de entrevista com o Comitê de Busca.
O comitê foi formado pelos analistas ambientais Ugo Eichler Vercillo, Rodrigo Silva Pinto Jorge e Kátia Torres Ribeiro. A lista contendo o nome dos três candidatos classificados com a maior pontuação para cada centro foi encaminhada à Presidência do ICMBio, que fez a escolha dos analistas citados.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















