Meio Ambiente
Cooperativas apresentam trabalhos socioambientais de sucesso
Sustentabilidade
O primeiro Seminário de Empreendedorismo e Cooperativismo Sustentável no Amazonas promoveu a apresentação de trabalhos de cooperativas que tiveram sucesso no trabalho socioambiental. O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
Na primeira parte do evento, realizado tarde dessa sexta-feira (25), apresentaram-se as cooperativas: Agrofrut, do município de Urucará, que trabalha com beneficiamento do guaraná; Cooperativa de Consumo do Parque Ponta Negra (Coocpone); Cooperativa de transporte de Turismo Ambiental com Base Comunitária (Solinegro); Cooperativa de Artesanatos com Produtos Florestais Amazônicos (Copamart) e a Cooperativa Aliança, que utiliza resíduos urbanos como matéria-prima.
A coordenadora salientou que recentemente houve uma avalanche de demandas e as empresas tiveram que se adequar. “'Quando iniciou essa preocupação das empresas com sustentabilidade e ambiente, todo mundo teve que se adequar. Hoje não justifica mais uma empresa ser criada sem essa preocupação”, afirmou.
Tecnologias sustentáveis na Amazônia
No contexto da sustentabilidade, o Inpa trabalha cooperando com pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias que resultem em alternativas para os povos que vivem na Amazônia além de otimizar a produção de bens de consumo gerando renda de forma sustentável. Além disso, o Inpa também promove parcerias com empresas para divulgar essas tecnologias e transferi-las. Essa mediação se dá através da Coordenação de Extensão tecnológica e Inovação, que tem como coordenadora Rosângela Bentes.
De acordo com Bentes o Inpa sempre teve como filosofia trabalhar com pesquisas nas áreas de projetos sociais e ambientais e na hora de fazer transferências de tecnologias, existe a preocupação se a empresa tem uma responsabilidade com os recursos naturais e humanos.
Incubadora
Uma empresa que trabalha em conjunto com o Inpa e faz a dinamização entre o Instituto, cooperativas e empresas é a Amazônia SocioAmbiental. Ela é a primeira empresa incubada no Inpa e está em parceria desde maio de 2013. A empresa, que também é organizadora do evento, tem atualmente 18 projetos e faz um processo de extensão assessorando Organizações Não Governamentais (ONG’s) cooperativas e associações na elaboração de projetos para facilitar a captação de recursos financeiros.
De acordo com Diego Brandão, diretor executivo da Amazônia SocioAmbiental, a missão é ''levar esse conhecimento do Inpa e colocar à disposição de pessoas que precisam desse conhecimento”.
>> Leia a matéria completa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















