Meio Ambiente
Operação do Ibama no Paraná resulta em R$ 1,2 milhões em multas
Fiscalização ambiental
A Superintendência do Ibama no Paraná finalizou, nesta semana, a Operação Mata Viva, destinada a coibir crimes ambientais na Mata Atlântica paranaense, nos municípios de União da Vitória, Bituruna, Guarapuava e São Mateus do Sul, localizados na região centro-sul do estado. Durante a operação, foram emitidas multas no valor aproximado de R$ 1,2 milhão por crimes ambientais e embargado o equivalente a 130 campos de futebol.
Com o apoio aéreo de um helicóptero do Ibama, foram identificados pontos de desmatamento ilegal e extração seletiva de espécies protegidas, notadamente, araucárias e imbuias, cujas madeiras alcançam altos valores no mercado ilegal.
Além das multas aplicadas e do embargo, foram apreendidos três tratores utilizados em desmatamentos ilegais, 64 metros cúbicos de madeira e armas, as quais foram destinadas à Polícia Federal.
Neste ano, o Ibama vem realizando operações de combate direto ao desmatamento uma vez que as informações de inteligência do órgão indicam a persistência da extração ilegal de espécies protegidas no Paraná.
Segundo o superintendente Jorge Callado, “as operações do Ibama contra o desmatamento terão continuidade com foco na proteção dos últimos remanescentes de floresta com Araucária no Paraná.”
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















