Meio Ambiente
Programa Amigos do Mar capacita professores da Praia do Forte
Bahia
Uma capacitação para uso dos materiais didáticos do Programa Amigos do Mar foi oferecida para 47 educadores de duas escolas da Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia. Como envolver o aluno com o assunto para que ele interaja com o conteúdo? Essa foi uma das questões que nortearam o dia de trabalho em grupo.
Segundo informações do Projeto Tamar, professores da Escola Municipal São Francisco e Creche-escola Finn Larsen tiveram contato com um conjunto de ferramentas para incluir no currículo escolar a proteção às águas e aos animais marinhos.
A programação, realizada no dia 11/4, privilegiou práticas e reflexões sobre as atividades do Guia do Professor Amigos do Mar, com dinâmicas, jogos e vivências, no auditório do Instituto Baleia Jubarte, parceiro do Tamar de longa data e integrante da Rede BIOMAR. No Centro de Visitantes do Tamar, os professores participaram de mais uma das atividades do Guia, a ‘Gincana das Tartarugas’, e acompanharam a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) reabilitada.
O Programa Amigos do Mar também disponibilizou um Kit Amigos do Mar para cada base do Tamar, contendo jogos, livros, multimídia, réplicas e material biológico. Esse kit é emprestado às escolas para complementação das atividades de sala de aula.
Programa Amigos do Mar
O Programa Amigos do Mar, uma iniciativa do Instituto Arcor em parceria com o Projeto Tamar, fomenta e fortalece atitudes em prol do cuidado com as águas, tendo as tartarugas marinhas como embaixadoras da conservação ambiental.
O apoio aos educadores é oferecido no alcance do conteúdo curricular obrigatório do ensino fundamental, sugerindo atividades interdisciplinares e lúdicas para encantar e estimular nas crianças a curiosidade e o respeito à vida, contam as coordenadoras de educação ambiental do Tamar, Maria Luiza Camargo e Valéria Rocha, que conduziram o dia de trabalho.
Saiba mais sobre o Programa Amigos do Mar no site, onde há o conteúdo completo e um exclusivo acervo de imagens do mundo marinho, que podem ser acessados e baixados gratuitamente.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar surgiu em 1980 e hoje é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha, servindo de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.
Pesquisa e conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.
Fonte:
Projeto Tamar
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















