Meio Ambiente
ANA abre inscrições para curso de medição em grandes rios
Capacitação profissional
O XIII Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: Técnicas de Medição está com inscrições abertas até o dia 1º de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas preenchendo o formulário on-line disponível no site da Agência Nacional de Águas (ANA). Estrangeiros devem se inscrever no site da Agência Brasileira de Cooperação até dia 15 de junho. Clique aqui e acesse a programação completa.
As aulas teóricas e práticas acontecerão em Manaus e Manacapuru (AM) entre 21 e 30 de agosto. Promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a capacitação é voltada para profissionais de monitoramento de recursos hídricos.
Os alunos selecionados para o curso deverão portar notebook para acompanhamento das atividades e será disponibilizado material didático aos participantes. As despesas com diárias e passagens ficarão por conta dos alunos ou das instituições a que pertencem. Ao final da capacitação será concedido certificado.
Há 35 vagas, sendo 14 para estrangeiros de países amazônicos: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) também realizam o curso.
O XIII Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios tem como objetivo capacitar profissionais da área de recursos hídricos dos países da bacia Amazônica em técnicas e metodologias utilizadas em medição do volume de água que passa em grandes rios. A capacitação também busca promover a padronização e difusão das técnicas nos países amazônicos.
Saiba mais
Depois de aulas teóricas em Manaus, os alunos se deslocarão a Manacapuru para as aulas práticas no barco-escola, navegará no rio Solimões durante as medições pelos métodos do Barco Ancorado e Acústico Doppler. Além disso, os participantes conhecerão uma plataforma de coleta de dados próxima à cidade amazonense, que monitora nível de rios e chuvas. No Porto de Manaus, a turma também visitará a régua que acompanha, desde 1902, o nível do rio Negro na cidade e é a estação mais antiga deste tipo na Amazônia.
Para mais informações ligue para (61) 2109-5563/5309 ou entre em contato pelos e-mails: mariana.coutinho@ana.gov.br e matheus@ana.gov.br.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















