Meio Ambiente
MMA e ONGs debatem conservação e recuperação da Mata Atlântica
Biodiversidade e florestas
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, realizou, neste sábado (24), em São Paulo, seminário em comemoração à Semana da Mata Atlântica de 2014 . Durante o evento, foram discutidos o papel dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e dos Corredores Ecológicos como instrumentos de recuperação do bioma, além de questões referentes ao cumprimento das metas da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Na pauta, estiveram temas como o estado atual da mata, as lições aprendidas até agora e as perspectivas para sua conservação, recuperação e uso sustentável. O seminário reuniu representantes de organizações dos 17 estados contemplados pelo bioma e teve a participação do secretário Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti, entre outras autoridades, para um debate sobre as Metas de Aichi e sua internalização no Brasil.
Foram discutidos também os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, baseados em uma lei de 2006 que abre a possibilidade de os mais de 3.400 municípios inseridos na região do bioma contribuir para sua defesa, conservação e recuperação. O objetivo da implantação desses planos, segundo os organizadores do evento, é recuperar as áreas desmatadas e amenizar a crise da escassez de água, que tem afetado a população do estado de São Paulo.
Também foram apresentados os resultados do Projeto Corredores Ecológicos (PCE), que são áreas dotadas de ecossistemas florestais biologicamente prioritários e viáveis para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica (e na Amazônia), com destaque para o Corredor Central do bioma, considerado um dos mais importantes para a conservação da biodiversidade do planeta. Confira a programação da Semana da Mata Atlântica de 2014.
>> Saiba mais.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















