Meio Ambiente
Projeto busca implantar turismo ecocultural em mosaico de áreas protegidas
Cerrado
Implantar Turismo Ecocultural no Mosaico de Áreas Protegidas do Sertão Veredas-Peruaçu (Cerrado) é a proposta do único projeto ambiental vencedor da 5ª edição do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. Foram recebidas 1.090 inscrições, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Foram premiadas 30 iniciativas.
Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, o projeto ambiental e cultural premiado Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu agrega 11 Unidades de Conservação. No âmbito desse mosaico, foi construído, com participação das comunidades extrativistas e moradoras das áreas envolvidas, um plano de Desenvolvimento Territorial de Base Conservacionista (DTBC). O plano contempla, dentre outras alternativas de renda para a comunidade, o "Turismo Ecocultural" a ser empreendido nas unidades.
A iniciativa desenvolvida pelo Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão é financiada pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Fundo Socioambiental da Caixa (FSA).
Confira neste link a Revista da 5º Edição ODM, as 30 práticas de organizações sociais e prefeituras vencedoras do Prêmio ODM Brasil
Parcerias
Entre os anos de 2005 a 2011, o FNMA, em parceria com o Departamento de Áreas Protegidas do MMA, apoiou projetos voltados à implantação de Mosaicos de Áreas Protegidas, assim como a elaboração de Planos de Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista (DTBC). Foram fomentados projetos para todos os biomas e investidos cerca de R$ 6 milhões pelo FNMA.
A diretora do FNMA, Ana Beatriz, lembra que em 2010, com a assinatura pela Ministra Izabella da parceria MMA/FNMA e Fundo Socioambiental da Caixa, iniciou-se a implantação do Plano DTBC do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu que contempla capacitações da comunidade que receberá turistas em suas residências, implantação de roteiros, construção de pousadas, elaboração de material informativo, publicações, entre outros projetos.
“O investimento da Caixa é de R$ 1.563.217,00 enquanto o MMA entra com seu apoio técnico e o Instituto Rosa e Sertão com sua expertise e incansável dedicação”, destacou. “A premiação nessa 5º edição do Prêmio ODM confirma que estamos no caminho certo.”
>> Saiba mais.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















