Meio Ambiente
Sistema reúne informações e conhecimentos sobre o Semiárido
Monitoramento
Atualmente, várias instituições produzem informações e dados de interesse para a região, os quais se encontram dispersas e até inacessíveis. Com o propósito de reunir informações e facilitar o acesso aos dados científicos sobre a região semiárida brasileira, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou recentemente a primeira versão do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (Sigsab).
Dentre os diversos dados e informações já disponibilizados, estão: levantamento sobre estabelecimentos agropecuários do Semiárido, programas sociais do governo federal, população do Semiárido, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, Produto Interno Bruto (PIB) do Semiárido, dados sobre rebanhos e produção de cereais no Semiárido e previsão do tempo. Acesse a página neste link.
No acervo digital, lançado no último dia 28 de abril, ainda podem ser encontrados mapas temáticos com informações atualizadas sobre a região, índice de vegetação do Semiárido, biomas, informações demográficas, bacias hidrográficas, entre outros dados.
Documentos históricos sobre o período colonial e imperial do Semiárido brasileiro também podem ser acessadas no Sistema, além dos saberes e iniciativas compartilhados e popularizados desde 2011 pelo programa Semiárido em Foco e das experiências de convivência captadas pelo Semiárido em Tela.
Módulos
O Sigsab terá dois módulos de consulta: um básico e outro avançado. O módulo básico é direcionado a gestores de políticas públicas, organizações sociais, jornalistas e sociedade em geral; já o módulo avançado tem como público equipes técnicas de órgãos gestores, pesquisadores de Institutos de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação, e professores de Universidades.
As informações abrangem todo o Semiárido brasileiro que se estende por oito estados da região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) mais o Norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de 980.133,079 km2, distribuídos em 1.135 municípios, e no qual reside uma população de 22.598.318 habitantes.
>> Saiba mais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















