Meio Ambiente
Agência Nacional de Águas divulga animações sobre água e gestão
Educação ambiental
Nesta segunda-feira (2), Agência Nacional de Águas (ANA) lança no seu canal de vídeos no YouTube e redes sociais várias animações sobre a gestão de recursos hídricos. Com linguagem simples e didática, os vídeos explicam como funcionam os comitês de bacia, o que é uma bacia hidrográfica, o que diz a Lei das Águas, como é feita a medição de chuvas e rios, entre outros temas.
O material atende aos mais diversos públicos, como: estudantes, professores, membros de comitês de bacias hidrográficas e qualquer pessoa interessada em aprender os caminhos que as águas percorrem antes de chegar às torneiras, irrigar as plantações, serem usadas pela indústria ou qualquer setor da economia.
Com a ação, a ANA contribui para que todos possam cumprir seu papel cidadão de participar da gestão das águas dos rios brasileiros. O lançamento faz parte das celebrações da semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho.
Cursos com inscrições abertas
As animações são parte do material didático projeto Água – Conhecimento para Gestão. Até 6 de junho, estarão abertas as inscrições para seis cursos gratuitos e a distância: Hidrologia Básica; Qualidade de Água em Rios e Reservatórios; Outorga de Direitos de Uso de Recursos Hídricos; Cobrança pelo Uso da Água; Planejamento, Manejo e Gestão; e Plano e Enquadramento de Recursos Hídricos.
São oferecidas 600 vagas em português e 30 em espanhol. As aulas começam em 23 de junho e terminam em datas diferentes, de acordo com o curso escolhido. Interessados podem efetuar as inscrições na página do Projet.
Sobre o projeto
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Itaipu Binacional, com objetivo de desenvolver ações de comunicação, mobilização e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e países da América Latina. Há 36 cursos semipresenciais e a distância disponíveis no catálogo. A previsão é capacitar mais de 30 mil pessoas até dezembro de 2015.
Fonte:
Agência Nacional de Águas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















