Meio Ambiente
Ibama doa 208 toneladas de arroz a municípios de Mato Grosso
Operação Onda Verde
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 208 toneladas de arroz cultivados em área irregular em União do Sul, município situado no norte de Mato Grosso. A ação aconteceu no âmbito da operação Onda Verde, que visa a combater o desmatamento ilegal na Amazônia.
Os municípios de Novo Mundo, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte, Cláudia, Itaúba, Sorriso, Vera e Marcelândia receberam 178 toneladas de arroz, informou o Ibama.
Além da apreensão de produtos cultivados em área irregular, somente no mês de maio, o Ibama embargou no estado 4.767 hectares de terras desmatadas ilegalmente, apreendeu 33 tratores, três caminhões, 11 mil litros de combustível, além de 2.582 metros cúbicos de madeira (serrada e em toras), o suficiente para carregar 70 carretas. No período, o órgão aplicou multas que ultrapassam R$ 24,5 milhões.
O ato de doação dos produtos apreendidos aconteceu na última sexta (6), na sede da Gerência Executiva do Ibama no município de Sinop e contou presença dos prefeitos dos municípios beneficiados e do superintendente do Ibama no estado, Marcus Keynes.
Segundo Keynes, a forma mais eficaz de diminuir o desmatamento ilegal é descapitalizando o infrator. “Na medida em que você apreende o maquinário, sejam tratores, colheitadeiras, plantadeiras e/ou caminhões utilizados ilicitamente, e o produto extraído de áreas ilegais, você dissuade o crime ambiental”, avalia.
O superintendente explica que a doação de bens apreendidos é dirigida, preferencialmente, a órgãos e entidades públicas federais, estaduais ou municipais de caráter científico, cultural, educacional, hospitalar, penal, militar, social e ambiental que atuem no local da ocorrência da infração. Os órgãos e entidades públicos interessados em receber bens apreendidos deverão encaminhar ofício ao Ibama, com as indicações recomendadas pela Instrução Normativa 28, de 08/10/2009.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















