Meio Ambiente
ICMBio combate pesca ilegal em estação ecológica de SP
Operação Copa
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) combateu a pesca ilegal na Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, Unidade de Conservação (UC) localizada no Arquipélago de Alcatrazes (SP). Batizada de Operação Copa, a ação busca manter a proteção ambiental durante o Mundial de 2014.
Agentes federais do ICMBio, em parceria com militares da Capitania dos Portos de São Sebastião, município próximo à Esec, reforçaram a fiscalização e flagraram durante o mês de junho quatro pessoas realizando pesca submarina dentro da UC. Os infratores foram multados e tiveram os equipamentos de pesca, bem como a lancha usada para execução da atividade ilícita, apreendidos.
De acordo com a diretora-substituta de Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio), Lilian Hangae, essas atividades são proibidas na região. "O acesso só é permitido para fins educacionais, como passeios escolares e pesquisas científicas, principalmente", explicou.
Além disso, a visitação pública na região é proibida, por lei, por se tratar de uma Estação Ecológica. As pessoas que forem flagradas pescando ou descumprindo as normas legais terão os equipamentos e embarcações apreendidos, receberão multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil e poderão responder por crime ambiental.
Estação Ecológica Tupinambás
A Estação Ecológica Tupinambás é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. Parte de sua área está no município de São Sebastião, dentro do Arquipélago dos Alcatrazes, a apenas 45 km do Porto de São Sebastião. O outro fragmento está localizado no Município de Ubatuba e é formado pela ilhas de Cabras, Palmas e Laje do Forno, nas imediações da Ilha Anchieta.
Os pesquisadores que quiserem entrar na Esec para fins educacionais podem solicitar ao ICMBio as autorizações por meio do Sisbio.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















