Meio Ambiente
Insa participa de programação do Dia Mundial do Meio Ambiente
Campina Grande
Integrando a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) promovem evento comemorativo em Campina Grande (PB). A programação teve início na última segunda-feira (2) e será encerrado na tarde desta quinta-feira (5).
Nos dias 2 e 3 de junho, foram realizadas atividades no Museu Vivo da Ciência, com visitas de alunos de escolas públicas do município e palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente, como “Agrotóxicos: poluição ambiental e riscos para a saúde pública”; “Bem-estar animal e zoonose”; e “Educação Ambiental: Experiências com o projeto de coleta seletiva em bairros de Campina Grande”. A programação também incluiu coleta de lixo eletrônico durante todo o dia no Museu.
Nos dias 4 e 5 de junho, ao lado de outras instituições que atuam no município, o Insa participa de feira e distribuição de mudas das 8h às 17h, na Praça da Bandeira. Na ocasião, o Insa apresenta à sociedade alguns dos projetos que desenvolve na área de meio ambiente: Projeto Águas, que estuda a viabilidade técnica, econômica e socioambiental de captação de água de chuva e de uso de águas residuárias em comunidades urbanas e rurais; Ensaio Ambiental, projeto de educação ambiental desenvolvido com alunos de escolas públicas; Monitoramento sistêmico do processo de desertificação; e Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (Sigsab), que sistematiza dados e informações confiáveis sobre a região em plataforma web, a fim de eventualmente subsidiar políticas públicas para o Semiárido brasileiro.
O Insa também distribuiu 250 mudas de plantas nativas da Caatinga, produzidas no viveiro da sua Estação Experimental e distribuídas com o intuito de combater à desertificação.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, momento no qual se democratizavam as preocupações com a questão ambiental.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, é ocasião que cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















