Meio Ambiente
Reserva Extrativista do Acre amplia sistema de comunicação
Infraestrutura tecnológica
As comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema (AC) foram beneficiadas com a instalação de um Telecentro e antena de telefonia fixa. A ideia é ampliar o sistema de comunicação da Unidade de Conservação (UC) e facilitar o contato entre os gestores da reserva e a população local.
A central telefônica é fruto do Programa Telecentros BR, do governo federal. A UC também recebeu mais um telefone fixo, instalado na comunidade do Médio Caeté, por meio de uma parceria firmada com a WWF-Brasil, Organização Não Governamental (ONG) que atua na conservação e recuperação ambiental em todo o mundo.
Por conta da distância que se encontram da cidade de Sena Madureira, terceiro município mais populoso do estado, as famílias que vivem na Resex terão, a partir de agora, a comunicação facilitada com parentes, amigos e instituições.
"Esse telefone vai melhorar muito a nossa vida. Agora, podemos resolver muitas coisas por telefone e economizar algumas viagens até a cidade. No caso de alguma urgência, picada de cobra ou ferroada de arraia, por exemplo, nós também podemos entrar em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou outras instituições para nos ajudar, o que é muito bom. Nos traz mais segurança", disse João Gadelha, representante da comunidade no Conselho da UC.
Além disso, a comunidade do Núcleo do Cazumbá recebeu dez computadores com impressora e acesso à internet via satélite, mesas, cadeiras e armários. Com isso, os jovens da região poderão ter acesso a conteúdos disponibilizados na rede para estudar.
"Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre estamos planejando a realização de cursos para capacitação dos moradores. Também estamos articulando junto às operadoras de telefonia a solicitação de instalação de orelhões nas comunidades, escolas e postos de saúde da Reserva, conforme dispõe o Decreto Federal nº 7512/2011", explicou o chefe da UC, Tiago Juruá.
Sobre a Resex
Criada em 2002, a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema está situada no município de Sena Madureira, no Acre, a 144 quilômetros da capital Rio Branco.
Segundo informações do ICMBio, desde a criação da Reserva, houve uma significativa melhoria nas condições de vida da população local, com a implantação de vários programas sociais e benefícios nas áreas de educação, saúde, produção, geração de renda, moradia, cultura, cidadania etc.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















