Meio Ambiente
Oficina elabora plano de manejo do Parque Nacional da Serra do Pardo (PA)
Conservação
O Parque Nacional da Serra do Pardo (PA) realizou no mês de julho uma oficina de planejamento participativo para elaborar o plano de manejo local, ferramenta fundamental para melhorar a gestão da Unidade de Conservação (UC).
A comunidade do município de Altamira, onde fica a sede do Parque, contribuiu diretamente na elaboração do documento. A oficina foi realizada pela gestão da unidade em parceria com a Coordenação de Elaboração e Revisão do Plano de Manejo (Coman/ICMBio).
A expectativa é que o plano de manejo fique pronto até outubro de 2014. Antes disso, porém, estudos biológicos realizados pelos Centros de Pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2009, e pela WWF, em 2010, serão incluídos no documento.
"A oficina foi um passo fundamental, pois a construção coletiva enriquece o debate e estimula a formação de parcerias para implementação das ações previstas", explicou a gestora do Parque, Leidiane Brusnello.
Os trabalhos são financiados pelos programas Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) e Cooperação Bilateral 2007-2013, formado pela Comissão Européia e governo brasileiro. Esta parceria prevê o financiamento do Projeto 'Consolidação de Unidades de Conservação na Região da Terra do Meio', também conhecido como 'Projeto Terra do Meio', área que fica no centro do Pará, entre Altamira e São Félix do Xingu, abrangendo toda a extensão do Parque.
Sobre o Parque Nacional da Serra do Pardo
O Parque Nacional da Serra do Pardo foi criado em 2005 para proteger a fauna e flora de ações predatórias. Além de preservar ecossistemas naturais, o Parna busca possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental.Atualmente, existem cerca de 900 espécies vivendo na Unidade de Conservação, que tem 450 mil hectares.
Além de preservar os ecossistemas naturais, o ICMBio, responsável pela gestão da unidade, também promove pesquisas científicas e desenvolve atividades de educação e turismo ecológico. O parque está inserido no plano de ação do governo federal de controle e combate ao desmatamento na Amazônia legal.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















