Meio Ambiente
Peixes ornamentais do Xingu são reproduzidos em cativeiro
Rio Xingu
A segunda etapa do Projeto de Aquicultura de Peixes Ornamentais resultou no nascimento de 14 Acaris Zebra (Hypancistrus zebra).
Os peixes nasceram no laboratório do Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Norte Energia, em Vitória do Xingu (PA).
“São os primeiros filhotes desta espécie reproduzidos em cativeiro no Brasil em laboratório legalmente autorizado”, explica o gerente do Meio Biótico da Diretoria Socioambiental da Norte Energia, Laurenz Pinder.
A primeira etapa do Projeto foi direcionada ao desenvolvimento de ambientes adequados para manter o bem-estar os peixes em aquários e a identificação de casais. Agora, o trabalho também será dedicado a acompanhar o desenvolvimento dos filhotes recém-nascidos.
Além de minimizar a pressão sobre os estoques destes peixes e contribuir para a preservação da espécie, os estudos realizados no laboratório instalado no CEA contribuem para o desenvolvimento de tecnologias de cultivo acessíveis para os pescadores artesanais.
Esta ação tem como objetivo a estruturação de uma cadeia produtiva de peixes ornamentais na região do Xingu, o que também está previsto no Acordo de Cooperação Técnico firmado pela Norte Energia com o Ministério da Pesca e Aquicultura em março deste ano.
Um dos projetos do acordo é a instalação em Altamira do Centro Integrado de Pesca Artesanal, com áreas de beneficiamento, fábrica de gelo, mercado e área de aquários onde serão produzidos e comercializados peixes ornamentais.
Fonte:
PAC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















