Meio Ambiente
Recife (PE): Ibama realiza ação em feira de artesanato
Fiscalização
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou uma ação de fiscalização para coibir o comércio ilegal de produtos faunísticos na 15ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções, em Recife (PE).
A investigação do serviço de inteligência do Ibama em parceria com a Polícia Federal apreendeu 815 peças que estavam sendo comercializadas na feira. Os produtos, como cocares, brincos, colares, arcos e flechas, canetas, entre outros, foram fabricados com penas de araras, papagaios, carcarás, urubus, garças e tuins. Muitos desses animais estão ameaçados de extinção.
Para confecção de alguns cocares, é necessária a morte de mais de 10 papagaios e araras. Foram apreendidos 60 cocares. A comercialização desses produtos é crime ambiental e é prevista multa de R$ 500,00 a R$ 5 mil, de acordo com o tipo de animal e o volume de peças apreendidas.
Durante a ação, nove estandes foram flagrados comercializando produtos da fauna silvestre nativa. Todo o material apreendido foi adquirido de fornecedores dos estados de Mato Grosso, Pará e Amazonas, segundo apuraram os agentes. Os comerciantes serão responsabilizados pela mercadoria apreendida, podendo pegar de seis meses a um ano de prisão, além da multa.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















