Meio Ambiente
Estações da CBTU coletam lixo eletrônico pelo País
Resíduos sólidos
A Campanha “Se liga no que não Liga Mais” já começou. A ação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Belo Horizonte em parceria com a Philips do Brasil busca estimular a coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos sem uso.
A iniciativa, que irá envolver metrôs de cinco capitais brasileiras, busca arrecadar mais de 25 mil toneladas de lixo eletrônico em todo o País.
Em Belo Horizonte, os coletores para recebimento do material já estão disponíveis nas Estações Eldorado, Lagoinha, Central e Vilarinho até 31 de agosto nas quatro unidades. A coleta teve iniciou nessa segunda-feira (25).
Campanha interna
Nesta quarta-feira (27), a CBTU realiza ação específica para estimular os colaboradores que quiserem participar da campanha. Dois stands permanecerão instalados no estacionamento do prédio sede e na entrada do refeitório do Pátio São Gabriel, de 9h às 12h. Os colaboradores poderão trazer de casa objetos como pilhas, baterias, câmeras fotográficas, rádios, DVDs, cabos, entre outros que desejam descartar.
A ação interna tem a parceria do Projeto Reciclar, por meio da Gerência de Estações, e do Comitê Regional para a Gestão de Resíduos.
Descarte certo
Na CBTU Belo Horizonte, a campanha ‘Se liga no que não liga mais’, vem sendo executada desde 2011 e já promoveu o recolhimento de cerca de 7,5 toneladas de lixo eletrônico. A adesão da CBTU visa facilitar a participação das pessoas, incentivando o descarte adequado de materiais e trabalhando para mudar um cenário no qual o lixo eletrônico já representa 5% do total de lixo no mundo.
Após a coleta, todo o material recolhido será enviado para as centrais de manufatura reversa que irão separar e reaproveitar os diferentes componentes dos produtos, fazendo com que retornem ao processo produtivo e reduzindo a necessidade de extração de novos elementos da natureza.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















