Meio Ambiente
Convivência com o Semiárido é tema de curso em Alagoas
Piranhas (AL)
A cidade de Piranhas (AL) recebe o 1º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido. As aulas seguem até 2 de outubro, na sua etapa presencial, e de 6 de outubro a 3 de novembro haverá elaboração do trabalho e monitoria à distância.
Composto por quatro módulos, distribuídos em 160 horas/aula, o curso aborda tecnologias sociais e práticas inovadoras, inclusão produtiva e meio ambiente e mudanças climáticas.
“O curso propiciará um processo de formação e difusão de boas práticas para uma convivência sustentável com a semiaridez”, destaca o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Barreto Campello.
Centro Xingó
A capacitação coincidiu com a inauguração do Centro Xingó, local destinado a contribuir com a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o semiárido brasileiro.
O Centro Xingó promove o incentivo à ovinocaprinocultura, avicultura caipira, apicultura, cultura de espécies forrageiras e biofábrica para produção de sementes e mudas. Também são desenvolvidas unidades demonstrativas de cisternas para captação de água de chuva, bioconstrução e outras tecnologias sociais.
Sobre a região
O semiárido brasileiro abrange 1.133 municípios, localizados em nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. São 980 mil km² - quase um quinto do território brasileiro, com uma população de cerca de 22,5 milhões de habitantes.
O regime de chuvas da região concentra-se em quatro meses (fevereiro a maio) e a seca perdura pelo restante do ano. A escassez de água atinge principalmente os moradores das zonas rurais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















