Ciência e Tecnologia
Suspendida captação de água para irrigação e aquicultura em rios da PB e RN
Semiárido
A Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu a captação de água para irrigação e aquicultura nos rios Piancó e Piranhas, no período de 23 a 29 de setembro, em razão da drástica redução do nível de água do rio Piranhas, nas proximidades da sede do município de Jardim de Piranhas (RN). A situação tem prejudicado o abastecimento de cerca de 80 mil habitantes dos municípios potiguares de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.
A situação de escassez observada no Rio Piancó e no Rio Piranhas está de acordo com a nota técnica divulgada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) esta semana. Segundo o resultado do monitoramento dos reservatórios do Semiárido brasileiro realizado pelo Instituto, o volume disponível hoje nos mananciais da região é de somente cerca de 35%.
Dos 345 reservatórios monitorados, 32% já entraram em colapso (volume armazenado menor do que 10% da sua capacidade total) e menos de 2% estavam cheios e/ou vertendo água. Foram ainda registrados que 31% dos reservatórios apresentavam menos de 30% de sua capacidade, e em 13% os volumes oscilavam de 30 a 50%.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















