Meio Ambiente
Ação busca recuperar habitat do mico-leão-dourado
Fauna brasileira
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmou parceria com a Casa da Moeda do Brasil (CMB) para recuperar o habitat do mico-leão-dourado no Rio de Janeiro.
O Termo de Reciprocidade foi assinado pelos presidentes das duas instituições, Roberto Vizentin e Francisco de Assis Leme Franco, nessa quarta-feira (29), na Reserva Biológica (Rebio) União (RJ).
O documento trata da Recomposição Florestal de Áreas Degradadas da Unidade de Conservação (UC) e da Neutralização de Gases Efeitos Estufa da CMB.
Durante a cerimônia, a Casa da Moeda do Brasil se comprometeu, voluntariamente, a plantar 205.051 árvores nativas de Mata Atlântica com ocorrência natural na Rebio União, um investimento total de aproximadamente R$ 4,3 milhões.
A recomposição da vegetação nativa de Mata Atlântica será feita nas áreas onde estão sendo erradicados os eucaliptos no interior da UC, em uma região de 130 hectares.
A iniciativa irá aumentar o habitat para o Mico-Leão-Dourado, espécie de primata endêmico da região e que está ameaçada de extinção. O animal também é retratado na cédula de R$ 20, o que motivou a escolha da Reserva pela CMB para execução do reflorestamento.
O Termo foi elaborado, em conjunto, pelas duas instituições. Anexo ao documento, está o Plano de Trabalho, onde a CMB se compromete, também, a contratar uma empresa especializada em reflorestamento para continuar o plantio das mudas, assim como conduzí-las por 48 meses. O objetivo é garantir a recomposição florestal da área e a neutralização dos gases efeito estufa.
As primeiras mudas foram plantadas pelos presidentes das duas instituições e demais autoridades e servidores da CMB e da REBIO União, Parque Nacional de Jurubatiba, REBIO Poço das Antas, Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João e da Coordenação Regional no Estado do Rio de Janeiro – CR8, presentes na solenidade.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















