Meio Ambiente
Ibama realiza Operação Céu Azul contra o desmatamento
Tocantins
No período de 24 de setembro a 4 de outubro, no estado do Tocantins, o Ibama realizou a Operação Céu Azul. A ação ocorreu nas cidades de Taguatinga, Lavandeira, Aurora e Combinado e teve como objetivo fiscalizar e monitorar indicativos de desmatamentos registrados pelo Núcleo de Geoprocessamento (Nugeo) em imagens orbitais.
No total, foram aplicados R$ 500 mil em multas (em seis autos de infração) e três termos de embargo, que resultaram em 322,7 hectares de área embargada.
O desmatamento é um processo de degradação da vegetação nativa de uma região e pode provocar um processo de desertificação. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que devastam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies.
Nos últimos anos, o homem tem invadido o meio ambiente natural em diferentes escalas e velocidades, o que resulta na degradação de biomas. Além de lançar na água, no ar e no solo substâncias tóxicas e contaminadas, o homem também agride o ambiente capturando e matando animais silvestres e aquáticos e destruindo matas.
Muitas florestas já foram derrubadas para dar lugar a estradas, cidades, plantações, pastagens ou para fornecer madeira. No processo de desmatamento, primeiro são retiradas as madeiras de árvores nobres, depois as de menor porte e, em seguida, toda a vegetação rasteira é destruída. As queimadas também são causas de destruição de matas. Elas acabam com o capim e a cobertura florestal que ainda sobrou da degradação.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















