Meio Ambiente
Oficina discute plano de manejo para Floresta Nacional
Gestão sustentável
A Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo (PB) promoveu oficina para elaborar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC). O encontro aconteceu entre os dias 20 e 21 de outubro e foi realizado pela gestão da UC em parceria com a Coordenação de Elaboração e Revisão do Plano de Manejo (Coman) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Plano compreende um conjunto de ações necessárias para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais da UC e do entorno. "Estamos na fase de consulta pública para entender como a população percebe a Floresta Nacional, identificar quais são os problemas e as possibilidades de resolver esses conflitos", explicou Augusta Gonçalves, analista ambiental da Coman e coordenadora do Plano de Manejo da Flona da Restinga de Cabedelo.
Esta é a segunda oficina para a elaborar o plano de ações de conservação da Flona. A primeira reuniu pesquisadores das Universidades Federal da Paraíba (UFPB), Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Superintendência da Administração do Meio Ambiente (Sudema), em maio deste ano.
De acordo com Fabiano Gumier, chefe da Floresta Nacional, as oficinas buscam captar a visão dos pesquisadores, conselheiros e das instituições sobre a gestão da unidade, apontando os problemas de pressão - como o lixo depositado na unidade - e focos de conservação da Floresta - a exemplo da vegetação da restinga, do apicum e dos manguezais.
A próxima etapa será a redação do esboço do Plano que vai ser encaminhado à Coordenação Nacional de Plano de Manejo, onde passará por análise técnica e jurídica até sua publicação. A expectativa é que o Plano de Manejo fique pronto em janeiro de 2015.
Participaram da oficina membros do Conselho Consultivo e representantes de instituições que possuem uma relação próxima com a unidade de Conservação (UC).
Sobre a Flona
A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo é uma das 320 Unidades de Conservação Federal administradas pelo ICMBio. Criada em 2004, a UC abrange os municípios paraibanos de Cabedelo e João Pessoa e é a primeira floresta nacional localizada em área urbana do país.
A Floresta possui uma área de aproximadamente 116 hectares englobando zonas de mangue e de restinga – ecossistemas típicos da Mata Atlântica em áreas litorâneas –, uma amostra significativa da fitofisionomia mais ameaçada do bioma Mata Atlântica.
Dados recentes da Sociedade Brasileira de Botânica mostram que restam menos de 28km² de floresta de restinga no litoral do nordeste brasileiro. Deste total, 1km² encontra-se na Flona de Cabedelo.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















