Meio Ambiente
Acadêmicos aprendem sobre gestão de unidade de conservação
Preservação
Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conheceram no mês de outubro duas Unidades de Conservação (UC) do Paraná e criaram propostas para monitorar a fauna, a vegetação e os incêndios.
O encontro aconteceu no Parque Nacional de Ilha Grande e na Área de Proteção Ambiental Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Na ocasião, os alunos também aprenderam sobre a gestão de UCs de uso sustentável e de proteção integral.
Os professores e alunos participantes ficaram hospedados no Centro de Estudos, Monitoramento e Pesquisas Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Porto Camargo, município de Icaraíma.
O analista ambiental Tersio Pezenti ministrou uma palestra sobre o monitoramento e combate a incêndios. Em seguida, foram realizadas palestras ensinando técnicas de coleta e monitoramento aos acadêmicos.
Todas as atividades foram monitoradas e consistiram em visitas localizadas em pontos estratégicos da APA (Área de Proteção Ambiental) e do Parque para estreitar os laços com diferentes segmentos da sociedade, como por exemplo, ensino e pesquisa.
"As unidades fomentam essas atividades, assim como procuram motivar as universidades a desenvolver estudos em nossos ecossistemas. Para o acadêmico, esta experiência enriquece seu aprendizado e o torna um profissional mais completo. É uma importante oportunidade de sair da teoria e ir para prática", explicou Erick Xavier, Chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.
As atividades foram realizadas abordando assuntos importantes da disciplina de Monitoramento Ambiental e despertou interesse em alunos que estão na fase de conclusão do curso. "Após a visita, conseguimos uma estagiária e dois voluntários para colaborar com a UC. Outros acadêmicos manifestaram interesse em desenvolver seus TCCs ou outros projetos conosco", finalizou Xavier.
Sobre o Parque Nacional de Ilha Grande
O Parque Nacional de Ilha Grande esta localizado na Bacia do Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul sobre o arquipélago fluvial de Ilha Grande.
Abrange nove cidades: Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma, no estado do Paraná e Mundo Novo, Eldorado, Itaquirai e Naviraí, no Mato Grosso do Sul.
Os 78.875 hectares do parque estão inseridos no ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. Ele foi criado em 1997, a partir de um projeto do Instituto Ambiental do Paraná, desenvolvido pelo Ibama e pelos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).
Sobre a APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
A APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná foi criada em 1997 para proteger, principalmente, o bioma da Mata Atlântica. Possui uma área total de 1.005.180,71 hectares e está localizada no município de Umuarama, Paraná.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















