Meio Ambiente
Fiscalização do Ibama divulga balanço parcial da Operação Hórus
Monitoramento e Controle
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou nesta quarta-feira (26) o balanço parcial da Operação Hórus, realizada na Bahia pela Gerência Executiva em Eunápolis.
Mais de 60 hectares de mata atlântica foram embargados por desmatamento ilegal, tendo sido aplicados, no total, R$ 441 mil em multas. A fiscalização na região é realizada de forma contínua e baseada em ações de monitoramento e controle.
O gerente-executivo do Ibama em Eunápolis, Henrique Jabur, garante que todos os indicativos de desmatamento detectados serão fiscalizados e destaca que “a força dessa ação está na certeza de que o desmatador, mesmo que não seja flagrado no ato, será exemplarmente punido com a aplicação de multa e embargo da área”.
Durante as ações da operação, também foram apreendidos 31 estéreos de estacas e duas motosserras e flagrado o transporte clandestino de mais de 5 m3 de madeiras de espécies diversas da Mata Atlântica. As autuações ambientais e embargos estão disponíveis para consulta pública no site do Ibama na internet.
O chefe de fiscalização da Gerex em Eunápolis, André Santos, explicou que a aquisição de imagens de satélite de melhor resolução torna possível ampliar a detecção de desmatamentos, podendo alcançar áreas de até um hectare. André afirma que essa ferramenta tem sido essencial para a otimização dos recursos disponíveis na proteção da Mata Atlântica.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















