Meio Ambiente
Bolsista apresenta pesquisa sobre recursos hídricos em Taiwan
Pós-Doutorado
O bolsita de pós-doutorado Eduardo Antonio Rios Villamizar representará o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), no 7º Congresso Internacional de Jovens Profissionais dos Recursos Hídricos e da Água, que acontecerá de 7 a 11 de dezembro, em Taipei, capital da ilha de Taiwan. O tema será: "Caracterização das águas da Bacia do Rio Purus e suas relações com desmatamento, clima e saneamento básico”.
O congresso é uma organização da Associação Internacional da Água (IWA) e da Universidade Nacional de Taiwan (NTU). Reunirá pesquisadores de várias partes do mundo para apresentação e discussão de questões que afetam os recursos hídricos, também servirá para incentivar as discussões transdisciplinares sobre assuntos relacionados com a natureza da água e sua utilização e exploração pela sociedade.
Além disso, o congresso abordará, dentre outros temas, a gestão e tratamento da água; tratamento e manejo de água residuais; reuso da água e dessalinização; energia e água; remoção e recuperação de nutrientes; saúde; nanotecnologias; manejo de lodos; áreas úmidas e mudanças climáticas; educação ambiental aplicada aos recursos hídricos e ambientes aquáticos.
Após o evento em Taipei, no período de 15 a 19 de dezembro, Rios-Villamizar também ministrará duas palestras sobre o tema da sua tese de doutorado, na Universidade Nacional de Taiwan e na Universidade Central Nacional, no Programa de Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável Ambiental (IESD), ambas instituições localizadas em Taiwan.
A pesquisa recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam/AM) e do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape).
De acordo com o bolsista, que é engenheiro químico pela Universidade de Los Andes (Colômbia), mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutor em Clima e Ambiente pelo Inpa, o principal objetivo da pesquisa é gerar dados que permitam o conhecimento das águas e das áreas úmidas amazônicas.
De acordo com o bolsista, a bacia do rio Purus está classificada dentro do grupo de bacias que ainda se encontram em bom estado de conservação dentro da Amazônia brasileira e, portanto, se apresenta como uma área estratégica para ser estudada visando a gestão adequada dos recursos hídricos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















