Meio Ambiente
Brasil relata esforços no combate ao desmatamento
COP 20
Os esforços nacionais no combate ao desmatamento da Amazônia estarão no centro das discussões da 20ª Conferência das Partes (COP 20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, em inglês), em Lima, capital do Peru. Na próxima quarta-feira (10), a delegação brasileira na Cúpula realizará o evento Monitoramento da Floresta Amazônica: um trabalho regional baseado na experiência brasileira.
O evento contará ainda com a participação do vice-ministro do Meio Ambiente do Peru, Gabriel Quijandria, do secretário-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), embaixador Robby Dewnarain Ramlakhan, e de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O evento tem o objetivo de divulgar os desdobramentos das ações executadas atualmente pelos países que compõem a OTCA (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). Além disso, será apresentado o Nível de Referência de Emissões Florestais do Brasil (FREL, em inglês), submetido à Convenção-Quadro na última terça-feira (2) e necessário para reconhecimento dos resultados da Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+).
Saiba Mais
Estabelecida em 1992, a UNFCCC se concentra em afirmar o comprometimento dos mais de 190 países-membros com metas de estabilização da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Órgão supremo da Convenção, a COP ocorre todos os anos e tem como principais atribuições elaborar propostas para o corte de emissões e acompanhar os acordos firmados anteriormente.
Apesar de ser considerado um fenômeno natural, o efeito estufa tem sido intensificado nas últimas décadas acarretando mudanças climáticas. Essas mudanças decorrem do aumento descontrolado das emissões de gases de efeito estufa, entre eles o dióxido de carbono e o metano.
A emissão desses gases na atmosfera ocorre por conta de diversas atividades humanas, entre elas o transporte, o desmatamento, a agricultura, a pecuária e a geração e consumo de energia.
Serviço
Evento: Monitoramento da Floresta Amazônica: um trabalho regional baseado na experiência brasileira
Data: Quarta-feira (10), das 13h15 às 14h45 (horário local)
Local: Sala Maranga, COP 20 – Lima, Peru
Participantes: Izabella Teixeira (ministra do Meio Ambiente do Brasil), embaixador Robby Dewnarain Ramlakhan (OTCA), Thelma Krug (INPE), Gabriel Visconti (BNDES), Gabriel Quijandria (vice-ministro do Meio Ambiente do Peru)
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















