Meio Ambiente
Ministério recebe inscrições para capacitação em eficiência energética
Consumo sustentável
Em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) oferecerá 240 vagas para interessados na certificação de eficiência energética de edifícios. Os cursos e oficinas ocorrerão em Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro a partir do dia 10 de março.
Cada turma tem 30 vagas e é destinada às equipes de engenharia e manutenção de órgãos públicos de todo o País. As inscrições podem ser feitas com até três dias de antecedência da oficina ou do curso, pelo e-mail "eemudancadoclima@mma.gov.br".
O objetivo é sensibilizar os profissionais para a etiquetagem de eficiência energética, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), e o rebatimento desse processo nas licitações.
Metodologias
Com caráter prático e duração de quatro horas, as oficinas apresentarão metodologias de extração de dados para a etiquetagem dos sistemas com o objetivo de analisar o custo-benefício a partir de situações reais.
Já os cursos têm 16 horas de encontros presenciais e quatro horas na modalidade de educação a distância. Entre os conteúdos, estão o histórico do processo, a certificação no contexto dos pregões públicos e os cálculos de etiqueta geral.
Saiba mais
A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobrás/PROCEL Edifica. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais. O selo atesta que o prédio atende aos requisitos de desempenho e, em alguns casos, de segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.
Atualmente, o PBE é composto por 38 Programas de Avaliação de Conformidade em diferentes estágios de implantação, que incluem desde a etiquetagem de eletrodomésticos como fogões e geladeiras até os automóveis e edificações. As etiquetas prestam informações sobre o desempenho e a eficiência energética dos produtos.
Confira o cronograma das oficinas:
Belo Horizonte - 10 de março
Brasília - 10 de março
Rio de Janeiro - 16 de abril
Curitiba - 24 de maio
Cursos
Rio de Janeiro: 13 a 15 de abril
Curitiba: 21 a 23 de maio
Belém: 2 a 4 de junho
Recife: 9 a 11 de junho
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















