Meio Ambiente
Chapada dos Veadeiros (GO) seleciona voluntários para a Semana Santa
Oportunidade
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está com inscrições abertas para voluntários que desejem trabalhar durante o feriado da Semana Santa, de 1º a 5 de abril. As atividades serão desempenhadas na sede da Unidade de Conservação (UC), localizada na Vila de São Jorge, no município de Alto Paraíso (GO).
Os candidatos devem solicitar sua inscrição por e-mail: pnchapadadosveadeiros@icmbio.gov.br. Em resposta, a equipe do Parque Nacional enviará um formulário de inscrição que deve ser preenchido e encaminhado até 25 de março.
Os voluntários vão atuar no atendimento aos visitantes no Centro de Visitantes e atrativos do Parque, colaborar no monitoramento e manejo de trilhas. Para estas atividades, o número de voluntários ainda será definido pela administração do Parque.
Para as atividades administrativas será selecionado um voluntário, e para as ações de comunicação serão dois.
O resultado da seleção será divulgado no sítio do Parque Nacional, no dia 26 de março. Os candidatos selecionados também receberão um comunicado por e-mail. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pnchapadadosveadeiros@icmbio.gov.br ou pelos telefones (62) 3455-1114 e (62) 3455-1116.
Oportunidade
Para Leonardo Milano, analista ambiental responsável pelo Programa de Voluntariado do Parque Nacional, "esta é uma ótima oportunidade para conhecer uma das maravilhas do Cerrado, exercer a cidadania, contribuir para a conservação do meio ambiente e compartilhar conhecimentos e experiências com outras pessoas".
Os selecionados deverão se apresentar no Parque Nacional no dia 1º de abril, quando será realizada uma ambientação e os voluntários receberão instruções sobre as atividades em que irão participar. Os voluntários poderão utilizar o alojamento da Unidade e receberão uniforme e certificado.
Saiba mais
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Unesco. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















