Meio Ambiente
ICMBio realiza soltura de peixes no Rio Mogi-Guaçu
Conservação
Em comemoração ao Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado todo dia 3 de março, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEPTA/ICMBio), localizado em Pirassununga (SP), promoveu uma soltura de peixes no Rio Mogi-Guaçu.
A ação fez parte de uma programação voltada principalmente para os alunos da Escola Municipal Eloi Chaves.
Dia Mundial da Vida Selvagem
"Foram soltos 10 mil peixes juvenis da espécie Piracanjuba (Brycon orbignyanus), ameaçada de extinção e alvo do Plano de Ação Nacional Mogi/Pardo/Sapucaí-Mirim/Grande - PAN MPSG, coordenado pelo CEPTA", afirmou o coordenador do Centro, José Senhorini. A soltura também envolveu turistas e a comunidade que se encontrava às margens do rio.
Segundo Senhorini, as atividades tiveram o objetivo de inserir os alunos na temática ambiental, promovendo a conscientização sobre as ameaças à vida selvagem e sobre a importância da convivência harmônica com o meio ambiente e a água.
"Os estudantes são replicadores das informações que adquirem sobre educação ambiental, repercutem o assunto com seus pais, irmãos, amigos etc. A partir dessas experiências, poderão auxiliar na conscientização", pontuou o coordenador.
Foram realizados também um plantio de mudas no pátio da escola, uma palestra sobre a importância da vida selvagem, sua relação com a humanidade e os problemas ambientais provocados pelas ações da atividade econômica atual e, ainda, um concurso de desenhos e fotografias entre os alunos, onde os melhores trabalhos foram premiados com livros e outros brindes relativos à conservação da biodiversidade.
Todas as atividades foram realizadas com apoio de diversos parceiros do CEPTA, como a empresa AES Tietê (doação de peixes juvenis), Horto Florestal de Pirassununga (doação de mudas nativas), Restaurante César de Cachoeira de Emas (oferecimento de peixada aos alunos premiados), Viação Pirassununga (oferecimento de transporte gratuito aos alunos), empresa Bucklê Custom (design de camisetas comemorativas) e todos os servidores e funcionários do CEPTA envolvidos.
Sobre o Cepta
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais do ICMBio tem como finalidade a execução de ações voltadas à conservação e preservação de organismos aquáticos continentais.
É responsável também por gerar, sistematizar e disponibilizar informações para a gestão da biodiversidade dos ecossistemas aquáticos, competindo-lhe realizar pesquisas científicas, desenvolver tecnologias e ações de educação ambiental.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















