Meio Ambiente
Mapa e MMA debatem Conferência do Clima de Paris
Redução de emissões
As ministras da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Meio Ambiente, Kátia Abreu e Izabella Teixeira, respectivamente, se reuniram para tratar da Conferência do Clima de Paris (COP 21), a ser realizada em dezembro. O evento visa a firmar um novo acordo do clima, que substituirá o Protocolo de Quioto a partir de 2020.
No acordo de Paris, tanto países desenvolvidos quanto em desenvolvimento passarão a ter metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, conforme ficou definido na última Conferência do Clima, em dezembro de 2014, em Lima.
O Brasil representa mais de 50% da redução global de emissões de carbono entre 2001 e 2015, segundo estimativas da Organização da Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). As emissões, devido ao desmatamento, caíram 25% entre 2001 e 2015, passando de 3,9 para 2,9 gigatoneladas (Gt) por ano.
COP 20
O Brasil apresentou, na 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 20), uma proposta para que todos os países assumam compromissos de longo prazo, a partir de 2020, para redução de emissões. A conferência aconteceu de 1º a 12 de dezembro, em Lima (Peru).
A proposta brasileira para a COP 20, a chamada “convergência concêntrica”, trata da ideia de que todos os países possam oferecer compromissos, a partir de 2020, para redução de emissões.
No caso dos países desenvolvidos envolve a obrigação de reduzir; no caso dos países em desenvolvimento, envolve a adoção progressiva de compromissos em caráter compulsório.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















