Meio Ambiente
Parque Nacional do Iguaçu comemora Dia Mundial da Água
Unidade de Conservação
O Parque Nacional do Iguaçu (PR) promove programação especial em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Os eventos ocorrem a partir desta segunda-feira (23) até a outra segunda (30).
As ações buscam promover uma reflexão sobre as principais causas e soluções para o problema da falta d'água e incentivar mudanças de hábitos dos cidadãos.
A programação terá intervenção no rio Iguaçu, com limpeza nas margens do rio e participação de voluntários; exibição da exposição fotográfica "Limpeza do Rio Iguaçu" e uma palestra sobre o tema. A iniciativa envolverá visitantes, profissionais da área, estudantes e moradores das cidades vizinhas à Unidade de Conservação (UC).
Para o chefe do Parque Nacional, Jorge Pegoraro, esta é uma oportunidade para chamar a atenção da população sobre o papel das áreas protegidas na conservação dos recursos hídricos.
"Queremos mostrar a visitantes, funcionários e colaboradores do Parque Nacional do Iguaçu a importância de se preservar os rios para continuarmos tendo uma beleza incomparável como as Cataratas do Iguaçu, por exemplo", ressalta Pegoraro.
A Semana da Água é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu, com a coordenação da Escola Parque, e apoio das concessionárias Cataratas do Iguaçu S.A., Macuco Safari, Macuco EcoAventura, Helisul e Hotel das Cataratas.
Parque Nacional do Iguaçu
Criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, o Parque nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil.
O Parque protege uma importante bacia hidrográfica do rio Iguaçu, cujo trecho localizado no interior da Unidade apresenta melhor qualidade hídrica do que fora do Parque. Além disso, a Unidade também protege a bacia do rio Floriano, que nasce na UC e desaguá no rio Iguaçu.
O rio Floriano registra grande número de pesquisas em função de sua condição de isenção de poluentes e total isolamento.
O Parque protege também uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.
Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre brasileiros e argentinos nos esforços de preservação deste tão importante patrimônio mundial.
Cataratas do Iguaçu
Um dos principais pontos turísticos do país, as Cataratas do Iguaçu registraram o maior número de visitantes da última década, passando de 980 mil visitantes em 2004 para 1,5 milhão no ano passado, de acordo com dados da concessionária Cataratas S/A, que apoia a visitação turística no local. Apenas em fevereiro deste ano, o acréscimo foi de 37,8% no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela boa visitação durante o Carnaval.
Iguaçu é o segundo parque brasileiro que mais recebe turistas, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Fontes:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















