Meio Ambiente
Qualidade da água e poluição dos igarapés de Manaus é tema debate
Audiência pública
A qualidade da água, a poluição dos igarapés e medidas de proteção as nascentes dominaram os debates da audiência pública sobre a água. O evento aconteceu no Auditório da Ciência no campus l do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A audiência foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), em parceria com o projeto Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALE, Luiz Castro, a ideia é fazer um encaminhamento pedindo ações para rever o quadro de poluição nas bacias do Tarumã, zona oeste, e Puraquequara, zona leste de Manaus.
Segundo Castro, é preciso haver um engajamento da sociedade e do poder público para melhorar a gestão dos recursos hídricos e reverter o quadro de poluição dos principais igarapés de Manaus.
“Precisamos garantir água de qualidade para o futuro e isso está relacionado com a economia, ciência e política. Estamos ouvindo cientistas, professores, ambientalistas. Após a realização desta e outras audiências espero ter embasamento para apresentar um projeto de lei para proteger as nascentes em todo o Estado. Com a preservação da nascente preservamos o igarapé e o rio”, disse o presidente da comissão.
Participação do Inpa
Na programação o pesquisador do Inpa, Jansen Zuanon apresentou um painel sobre o projeto Igarapés. Ele ressaltou que água pode sim acabar. “Está se desmitificando a história de que a água é um recuso inesgotável”, disse.
Já a pesquisadora Maria do Socorro Rocha, da Coordenação de Dinâmica Ambiental apresentou o tema “Água e desenvolvimento sustentável” e falou da complexidade da gestão dos recursos hídricos da Amazônia.
Também participou da audiência, a presidente dos Moradores da Rua Caravellle/Conselho Representativo na Defesa dos Interesses de Preservação e Conservação da Área de Preservação Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra, Juliana Belota.
ALE
A temática do Meio Ambiente ganhou autonomia na Câmara dos Deputados a partir da edição no Diário da Câmara dos Deputados de 18 de março de 2004, da Resolução nº 20, de 2004, que desmembrou a antiga Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, criando a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Fontes:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Câmara dos Deputados
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















