Meio Ambiente
Tocantins recebe Sala de Situação e adere ao Qualiágua
Monitoramento
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o governo de Tocantins inauguraram a Sala de Situação tocantinense em Palmas, como parte da celebração da 6ª Semana Nacional da Água no estado, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Montada com equipamentos adquiridos pela ANA, como materiais de escritório e estações fluviométricas, a Sala de Situação fará o monitoramento dos quatro reservatórios das hidrelétricas que ficam em Tocantins, dos municípios que passam por estiagem ou que estão em regiões propícias a enchentes. O centro também acompanhará os focos de calor e a incidência de queimadas no estado.
Os dados coletados pela Sala de Situação possibilitam a tomada de ações para prevenir ou minimizar os efeitos de secas e cheias. Além disso, o centro de monitoramento estará conectado com a Sala de Situação da ANA, em Brasília (DF), para troca de informações.
Os dados gerados poderão ser encaminhados às instituições atuantes na área de eventos críticos, como a Defesa Civil estadual e as Defesas Civis municipais, para subsidiar as decisões destes órgãos.
Participaram da inauguração do centro de monitoramento, nesta quarta (25), o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, e o governador de Tocantins, Marcelo Miranda.
Adesão ao Qualiágua
Na ocasião, a ANA e o Governo de Tocantins assinaram um acordo de cooperação técnica no âmbito do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua) através de Andreu e Miranda.
O acordo busca promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA) no estado.
O Qualiágua busca promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade de Água e estimular a padronização – em escala nacional – dos métodos de coleta das amostras, dos parâmetros verificados, da frequência das análises e da divulgação dos dados, que são importantes para diversos públicos, como: gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas. A adesão ao Programa é voluntária e cada contrato terá duração de cinco anos.
Fonte:
Agência Nacional de Águas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















